A cada ano, as tendências tecnológicas se transformam mais rapidamente em realidade — algumas vezes sem sequer nos darmos conta. Para quem acompanha a área de tecnologia da informação (TI), portanto, é essencial estar por dentro do que está chegando.
Não é à toa que os investimentos em tendências de TI aumentam ano a ano. Estimativas do Gartner indicam que eles devem atingir US$ 3,5 trilhões até o fim de 2017 — um aumento de 2,9% em relação a 2016. A maior parte desse total vai para os segmentos de software (US$ 357 bilhões) e serviços (US$ 943 bilhões).
Apresentamos, a seguir, 7 tendências de TI que estão disponíveis e podem alterar modelos de negócio. Confira!
1. Bots
Cada vez mais eles vão permear o relacionamento entre empresas e clientes. Sistemas que simulam ações humanas, como assistentes virtuais, os bots são usados para melhorar a experiência do usuário, oferecendo informações sobre serviços e produtos.
Com as melhorias na interpretação da linguagem humana e na capacidade de processamento dos data centers, os bots podem executar atividades mais complexas. Assim, gradativamente os produtos dotados de inteligência artificial vão interagir com seus donos.
2. Cloud computing
Redução de custos de infraestrutura de tecnologia da informação (TI) é apenas uma das vantagens da computação em nuvem. Com ela, as empresas pagam apenas pelo que consomem e não precisam investir em equipamento próprio — o que torna o uso de recursos computacionais mais barato e flexível.
3. Big data
A quantidade de dados disponível no mundo cresce diariamente. É preciso estar preparado para analisá-los e, consequentemente, aproveitá-los da melhor maneira possível para gerar valor e vantagem competitiva. Com o big data, é possível encontrar as informações mais relevantes e precisas.
Além disso, é possível usar esses dados para fornecer benefício em tempo real para os clientes (como recomendações relevantes). Com isso, o consumidor recebe, de fato, atendimento exclusivo, e a marca demonstra que está atenta aos seus desejos e às suas necessidades.
4. Computação cognitiva
O big data vai ter uma ajuda da computação cognitiva, que é capaz de interpretar dados e ajudar na tomada de decisões com base neles — o volume de dados será grande demais para análise manual. Hoje, já temos uma prévia do tipo de serviço quando usamos o Google: o algoritmo dá sugestões de buscas cada vez mais precisas.
5. TI estratégica
A tecnologia já está moldando os negócios e, por isso, é essencial que os líderes das empresas entendam do assunto. Para isso, CEOs devem se aproximar de CIOs, e o departamento de TI deve tomar parte na tomada de decisão estratégica.
6. Mobilidade
Tablets e celulares concentram nossas vidas na palma da mão. Com a internet, a interação com o mundo acontece a qualquer hora e de qualquer lugar. Sejam necessidades pessoais, sejam corporativas, é fundamental estar preparado para se adaptar a essa realidade.
7. Integração entre físico e digital
Com a variedade de canais existentes, as experiências que começam no mundo digital e acabam no físico — e vice-versa — estão se tornando mais comuns. Alguns clientes pesquisam um produto na internet e o compram na loja física ou encomendam online pelo aplicativo e o retiram pessoalmente. Há muitas possibilidades de combinação, mas essa integração é inevitável.
Essas tendências de TI já deram seus primeiros passos e devem ficar mais evidentes com o passar do tempo. Ao fazer a transição para adotá-las, é importante que a organização esteja ciente de que é fundamental avaliar o nível de risco e cuidado necessário com segurança.
Está animado para colocar essas tecnologias em ação? Então, venha aprender a preparar um plano de segurança digital para a sua organização.