Por que aplicar o modelo Zero Trust na sua empresa?

Autor

Portnet Tecnologia

Categorias

Blog Gestão de TI LGPD

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]

A maioria das empresas quer adotar o modelo Zero Trust em 2022. Isso é o que aponta uma pesquisa global feita pela Appgate, em parceria com o Dr. Chase Cunningham, uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. 

Segundo o estudo, que foi divulgado em matéria do portal Ti Inside, 80% dos gestores de TI entrevistados afirmam que as suas empresas pretendem adotar o Zero Trust no decorrer deste ano.   

Além disso, 96% acreditam que o modelo em questão é capaz de neutralizar ou limitar os ciberataques. Diante desses dados, você deve estar curioso para saber mais sobre o modelo Zero Trust, não é mesmo? Então, continue a leitura!  

O que é Zero Trust? 

Zero Trust é um modelo de segurança rigoroso no processo de identidade. Também chamado de “confiança zero”, ele conta com uma estrutura que permite que somente usuários e dispositivos autenticados possam acessar os dados e as aplicações das empresas. 

O modelo Zero Trust, portanto, segue princípios como a verificação explícita, redução de acesso privilegiado, presunção de violação, entre outros.   

De tal maneira, a empresa somente oferece acesso ao que realmente é necessário para os colaboradores. Um funcionário do setor de marketing não tem informações que vão além do que ele necessita para realizar as suas atividades, por exemplo.  

Principais motivos para uma empresa adotar o modelo Zero Trust 

Veja, logo abaixo, algumas das principais vantagens do modelo Zero Trust, para que você entenda os motivos que tem para adotá-lo em sua empresa!  

Melhor visibilidade de usuários 

O modelo Zero Trust faz com que a empresa tenha melhor visibilidade de seus usuários, dispositivos, contêineres, redes e aplicativos.  

Isso acontece porque o sistema verifica seus estados de segurança a cada solicitação de acesso.  

Redução de ataques  

Como a empresa segmentará recursos e concederá apenas o acesso mínimo, absoluto e necessário aos usuários, a superfície de ataques será reduzida.  

Na prática, a empresa ficará menos vulnerável a ataques de hackers, que ocasionam problemas como o sequestro de dados.  

Experiência de segurança mais produtiva 

O Zero Trust oferece um melhor equilíbrio entre a segurança e a usabilidade. Com os sistemas de autenticação, os usuários ficarão seguros, independentemente do local ou dispositivo utilizado para acessar os softwares e aplicações da empresa.  

Além disso, as equipes de segurança poderão dificultar para que os invasores coletem dados, como as credenciais de acesso.  

Melhor adequação à LGPD 

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) multa as empresas que não seguirem critérios rigorosos e deixarem dados de terceiros, como de clientes e de fornecedores, vazarem.  

Com o modelo Zero Trust, as organizações ficam menos vulneráveis. Logo, estarão em mais conformidade com a LGPD e evitarão as multas, que podem chegar a 2% do faturamento da pessoa jurídica, com limite de R$ 50 milhões.  

Correção de ameaças de forma rápida 

Ao adotar o modelo Zero Trust, sempre que uma ameaça for detectada, poderá ser colocada no modo quarentena.   

De tal forma, todos os servidores com comportamento de processamento anômalo serão monitorados e as ameaças bloqueadas.  

Aplicação de políticas e controles 

O Zero Trust facilita a imposição de políticas de acesso de usuários e dispositivos específicos para cada aplicativo da empresa. Ao acessarem os programas, os colaboradores deverão cumprir requisitos de segurança, para provar que são eles mesmos que estão realizando a atividade.  

Qualquer anomalia ou acesso suspeito poderá ser sinalizado, usando a análise comportamental para reduzir a superfície de ataque. 

Monitoramento do desempenho de aplicativos 

Será possível identificar as raízes das ameaças da sua empresa, por meio de recursos com diagnósticos aprofundados.  

Caso alguma falha ou brecha de segurança for diagnosticada, as medidas corretivas poderão ser tomadas de forma pontual e imediata.  

Como adotar o Zero Trust na sua empresa? 

A implementação do modelo Zero Trust deve ser feita, preferencialmente, por uma empresa especialista nesse segmento, como uma consultoria de TI.  

A Portnet tem expertise na área e pode contribuir para que a sua empresa possa implementar o modelo Zero Trust. Assim, o seu negócio ficará muito mais seguro e todas as informações serão somente acessadas por pessoas autorizadas.  

Quer saber mais sobre como esse processo funciona ou contratar os nossos serviços? É só entrar em contato conosco! Estamos à disposição! 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *