Eu preciso mesmo de um antivírus se eu navegar com cautela?

Autor

Portnet Tecnologia

Categorias

Blog Segurança em TI

antivirus

Quase sempre que o assunto é um antivírus para proteger sua máquina contra ameaças virtuais, costuma surgir alguém dizendo que não usa esse tipo de software, pois navega com cuidado, não clica em links sem saber do que se tratam e “não nasceu ontem”. Mas será que dispensar o uso de antivírus é mesmo uma boa ideia, mesmo que você use a internet de maneira consciente?

A resposta é: acreditar que um antivírus não é necessário é um mito, especialmente se você é usuário de Windows. Vulnerabilidades nos sistemas operacionais são exploradas por cibercriminosos a todo momento, e mesmo os usuários mais cautelosos podem cair em golpes bem arquitetados.

Ser um usuário atento garante só uma parte de sua proteção

Apesar de muita gente pensar que somente os “noobs” caem nos golpes envolvendo malwares e phishing, como, por exemplo, aqueles que baixam arquivos sem saber do que se tratam, que abrem links de spam que chegam por e-mail, ou que deixam o plugin do Java habilitado no navegador, saiba que essas não são as únicas formas de propagação de arquivos maliciosos.

Falhas de segurança nos navegadores também são exploradas por criminosos virtuais, e o usuário pode ser afetado mesmo sem praticar nenhuma das ações mencionadas acima. Assim que os desenvolvedores desses programas identificam essas falhas, elas costumam ser corrigidas rapidamente, mas, até lá, um leque de usuários já chegou a ser comprometido — muitas vezes, sem saber.

Ou seja: seu computador pode estar infectado somente pelo ato de você visitar um website, mesmo aqueles legítimos e aparentemente seguros. Até porque, a maioria dos sites exibe publicidade, e esse também é um canal que pode estar vulnerável e ser aproveitado pelos malfeitores.

Antivírus: a camada final da proteção

Claro que existem antivírus e antivírus, sendo que muitos não oferecem uma proteção tão ampla assim e, mesmo instalados e ativos, podem não proteger sua máquina integralmente. Por isso, escolher um programa de uma boa desenvolvedora é a melhor saída.

Isso porque, caso esteja visitando uma página que explore falhas de segurança de seu navegador, ou que tente instalar arquivos maliciosos em sua máquina sem o seu consentimento, o antivírus é capaz de detectar essa atividade anormal e interromper o seu andamento, informando o usuário sobre o ocorrido. Portanto, mesmo que você navegue com cautela, o antivírus funciona como a camada final da proteção, garantindo que falhas que você possa não ter percebido não sejam o motivo para que sua máquina seja contaminada.

Vale lembrar que é possível ser infectado por malwares além da internet. Conectar um pendrive com vírus ou instalar um software pirata, por exemplo, já é o suficiente para comprometer a sua máquina.

Diante desses fatos, não dá para confiar apenas na sua cautela ao navegar pela internet. Aqui, o ideal é que você instale um antivírus em todos os seus dispositivos para detectar e eliminar códigos maliciosos escondidos.

Qual antivírus escolher?

O mercado oferece uma série de softwares antivírus aos consumidores. Em meio a tantas opções, é preciso avaliar sua eficiência e sua compatibilidade com os sistemas operacionais de seus aparelhos.

O Antivírus Sophos Endpoint, por exemplo, é uma solução completa para bloqueio de vírus e proteção de dados em um único agente. Onde quer que seus usuários estejam, Sophos Endpoint é uma solução rápida, eficaz e completa para segurança de seus equipamentos.  O Gartner, um dos maiores institutos de pesquisa de mercado para a área de TI, coloca o Sophos Endpoint no quadrante dos líderes.

Tenha um antivírus e continue cauteloso

Não é porque possui um antivírus em seus aparelhos que você pode sair clicando em todos os links que aparecem nem baixar anexos de e-mails desconhecidos. Assim como ser um usuário cauteloso não é suficiente para evitar ataques virtuais, o mesmo podemos dizer dos programas antivírus.

A melhor maneira de proteger seus dados é instalar um antivírus e continuar cauteloso. Isso inclui atualizar softwares, navegadores e sistemas operacionais, não responder a e-mails não solicitados e por aí vai.

Fonte: canaltech.com.br

 

Quer saber mais sobre o antivírus Sophos? Fale com os nossos especialistas!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *