Como garantir a segurança de e-mails corporativos?

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Você acha que dá a atenção necessária à segurança de e-mails na sua empresa? Por ter tantas atribuições e decisões estratégicas, um gerente de TI pode acabar deixando de lado a questão e colocando todo o sistema em risco, seja por mal uso da ferramenta, informações confidenciais trocadas de forma indevida ou a introdução de ameaças em uma simples troca de anexos.

Para garantir que seus dados estejam ainda mais protegidos, nós preparamos uma lista com as dicas principais que todo profissional deve colocar em prática imediatamente. Vamos começar?

A importância dos filtros de spam

Todos os serviços e provedores de e-mail corporativo hoje contam com ferramentas de bloqueio de spams e mensagens potencialmente danosas, mas nem sempre elas são suficientes para garantir a tranquilidade do profissional de TI.

Esse resultado mais seguro pode ser alcançado tanto com softwares adicionais especializados na proteção AntiSpam quanto com o desenvolvimento interno. Faça uma pesquisa sobre as ameaças mais constantes ao seu sistema e crie filtros personalizados que lidem da melhor forma com as suas necessidades.

A assinatura digital como certificação de segurança

A assinatura digital em contratos eletrônicos é reconhecida por lei e garante a autenticidade de um documento ou relatório enviado por e-mail. Aposte nesse tipo de ferramenta para aumentar a velocidade e confiabilidade na troca de e-mails, já que os funcionários da empresa podem acessar, visualizar e editar esse tipo de anexo sem o medo de uma ameaça externa ou conflito de informações.

A autenticação como primeira barreira de proteção

Hoje a autenticação em dois passos é fundamental para garantir a segurança de e-mails em uma empresa com muitos funcionários e colaboração constante entre eles.

A chave de autenticação diminui consideravelmente o risco de roubo de conta, uma ameaça muito presente e que põe toda a empresa em risco. Com acesso a um endereço de e-mail, uma pessoa mal intencionada pode ter acesso a informações confidenciais e até dados financeiros, além de ser uma porta para o sequestro de informações.

Com a autenticação em dois passos, fica muito mais fácil evitar esse tipo de problema ou até identificar a origem da brecha de segurança para corrigi-la o quanto antes.

O apoio de uma boa estrutura de TI à segurança de e-mails

As ameaças aos dados de uma empresa vêm de todos os lados. No gerenciamento de e-mail corporativo temos spammers, anexos maliciosos, phishing e roubos de conta para aumentar a dor de cabeça no dia a dia.

Para lidar com tantos riscos de forma confiável e eficiente, é preciso planejar e unificar a estrutura de TI e garantir um bom monitoramento e controle do sistema.

Uma boa saída para lidar com o problema é investir na ajuda terceirizada, principalmente com implementação de soluções em segurança e Cloud Computing. Centralizar a gestão da TI é a melhor forma de prevenir esse tipo de crise e responder rápido a ela quando acontecer.

A cultura de segurança antes de qualquer coisa

Por último, uma questão não de ferramenta, mas de educação. A maior brecha de segurança dentro das empresas ainda é o usuário que acessa o sistema. A maioria das ameaças chegam por hack social, difícil de ser identificado até que o dano já esteja feito.

Por isso, crie Termos de Uso claros e objetivos para todos os funcionários. Converse com os outros gerentes e diretores e crie planos de treinamento e programas de educação tecnológica em que todos os envolvidos colaborem para um ambiente empresarial mais seguro.

Afinal, em tempos de transformação digital, o papel da TI é fundamental para garantir a competitividade e viabilidade do negócio. E, assim como diversos outros riscos, a segurança de e-mails é mais uma questão importante que não pode ficar de lado na gestão de um bom profissional de TI.

E se você quer tornar seu sistema ainda mais seguro, é hora de prestar atenção em outros aspectos vitais para um ambiente seguro. Você pode continuar sua busca por um sistema mais confiável lendo este artigo sobre a segurança no modelo BYOD dentro de empresas.

 

 

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