Atualmente, quase todas as organizações utilizam duas ou três defesas cibernéticas, como firewall, filtragem de e-mail e antivírus. Mas, sabia que essas ferramentas básicas, que antes mantinham sua empresa totalmente protegida, não são mais suficientes para se defender contra ataques cibernéticos sofisticados? É aí que entra um Centro de Operações de Segurança, ou Security Operations Center (SOC), em inglês.
Trata-se de uma abordagem robusta, que envolve profissionais altamente especializados, processos eficazes e ferramentas poderosas para prevenir, identificar e interromper ataques, dentre muitos outros benefícios.
Considerando que os custos médios de violação de dados atingiram a impressionante marca de US$ 4,24 milhões, segundo levantamento do Instituto Ponemon, adotar uma estratégia eficaz de proteção de dados tornou-se um fator de sobrevivência.
A seguir, você irá conhecer três bons motivos para contratar um SOC. Confira!
O que é um Centro de Operações de Segurança (SOC)?
Um SOC envolve a criação de um espaço centralizado destinado a acomodar uma equipe especializada em segurança da informação com o objetivo de monitorar e analisar continuamente o tráfego de rede, os usuários e os dispositivos.
Dessa forma, é possível diagnosticar e identificar todos os incidentes de cibersegurança e quaisquer potenciais ameaças, e reagir adequadamente para anular quaisquer danos potenciais por meio de soluções tecnológicas avançadas e processos robustos.
Um SOC pode ajudar uma organização a centralizar e combinar todos os dados de log de tráfego de rede de toda a sua rede, incluindo cada usuário, dispositivo e instalação de armazenamento baseada em nuvem em sua rede.
Isso permite uma melhor organização e orquestração da análise resultante da dissecação desses dados, além da implementação de uma abordagem proativa para identificar e corrigir vulnerabilidades antes que elas possam ser utilizadas por cibercriminosos.
Por sua vez, quaisquer ações realizadas pela equipe de segurança da informação são mais coordenadas e têm uma visão de todo o quadro de segurança cibernética, sem gargalos interdepartamentais.
Além disso, um Centro de Operações de Segurança reduz o tempo de resposta, no caso de uma ameaça ativa ou potencial, uma vez que um ataque pode ser detectado antecipadamente e quaisquer medidas podem ser tomadas imediatamente para interrompê-lo.
Finalmente, o SOC envolve auditoria e catalogação meticulosa dos sistemas de TI da organização, simplifica o processo de detecção de um ataque, pois todos os dispositivos, usuários e outros ativos de TI estão sendo monitorados em tempo real.
Por que contratar um SOC?
O design e a implementação de um SOC não precisam necessariamente ser um recurso interno e local. Aliás, há diversos bons motivos para contratar um provedor de serviço especializado. Confira os principais deles:
1. Custo, experiência e especialização
O principal benefício de terceirizar seu SOC está diretamente ligado a dois fatores: o custo de criação e manutenção, e a aquisição da experiência, conhecimento e habilidades singulares.
A criação de um SOC interno e proprietário envolve a identificação e compra do hardware e software necessários, bem como a contratação de profissionais experts em cibersegurança, engenharia de rede, análises de segurança etc.
Além disso, os custos iniciais de configuração não são estáticos e únicos para a organização. O hardware precisa de manutenção e substituição, o software deve ser mantido atualizado e continuamente analisado para garantir que ainda seja a melhor solução.
Já os profissionais precisam de treinamento constante para estar a par das novas tecnologias, novos riscos e ameaças, além de certificação para garantir a implementação dos processos mais eficazes.
A contratação de um SOC externo especializado ajuda a economizar custos e tempo para sua organização, realocando rapidamente essa tarefa para uma equipe que tem tudo configurado e pronto para funcionar.
2. Escalabilidade
Além da rapidez de implementação acima mencionada, outro aspecto crítico de qualquer solução e prática de TI, incluindo o SOC, é a capacidade de reconfigurá-lo de acordo com as necessidades e a situação de sua organização.
Uma solução que funcionou para sua empresa durante a fase de inicialização pode não ser mais aplicável depois que sua operação estiver mais madura. Pode até se tornar um obstáculo relacionado à segurança e uma fonte de preocupação.
Ao terceirizar seu Centro de Operações de Segurança para um provedor de serviços externo, você mantém a capacidade de escalar de forma rápida e indolor à medida que sua organização evolui, com a única variável do seu lado sendo a taxa cobrada, assim como qualquer outro serviço.
3. Prestação ininterrupta de serviço
Como mencionado acima, as ameaças e os riscos de segurança cibernética estão longe de ser consistentes. Eles evoluem e se adaptam constantemente a fim de burlar quaisquer medidas de segurança implementadas.
Um SOC terceirizado envolve uma auditoria exaustiva dos sistemas e dispositivos da sua organização, monitoramento ininterrupto, automatizado e detecção de ameaças e processos de resposta rápidos para que os riscos sejam tratados de forma rápida e eficiente.
Além disso, um SOC terceirizado será alimentado com novos dados de várias fontes de Inteligência de ameaças para manter constantemente a postura de segurança de sua organização atualizada com as ameaças mais recentes.
O acordo de nível de serviço (SLA) que sua organização assina com o provedor de SOC também permite que você defina com precisão o nível de serviço que deve receber.
Isso inclui métricas específicas e o nível geral de padrão ao qual seu provedor deve aderir.
Veja como a Portnet pode ajudar a sua empresa
Os serviços do Security Operations Center (SOC) da Portnet seguem os mais altos padrões de segurança, além de contar com uma equipe multidisciplinar e altamente especializada, além de ferramentas avançadas de última geração.
Isso nos permite detectar, analisar e responder a incidentes de segurança cibernética em todos os dispositivos de endpoint, mesmo quando usados remotamente.
Nossos serviços de SOC contam com três elementos de segurança principais:
- Análise do Comportamento do Usuário e da Entidade (UEBA), por meio de informações de segurança e gerenciamento de eventos, uma estratégia mais conhecida como SIEM;
- Detecção e Resposta de Endpoint (EDR);
- Detecção e Resposta de Rede (NDR).
A Portnet fornece uma abordagem fundamentalmente única para a defesa cibernética, apoiada por Inteligência Artificial. Em vez da tradicional coleta e consolidação de logs, nosso SOC monitora o tráfego de rede, tem visibilidade de cada dispositivo e usuário e aprende automaticamente os relacionamentos complexos entre eles.
A tecnologia Machine Learning nos permite detectar ameaças emergentes, em tempo real, mapeadas de forma a fornecer visibilidade total da rede. Isso aumenta nossa capacidade de diagnosticar rapidamente possíveis problemas e agir de acordo.
Saiba mais sobre o nosso SOC e como podemos ajudar a proteger a sua empresa. Fale com um de nossos especialistas!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]