A terceirização de serviços de TI está cada vez mais presente em organizações que querem concentrar esforços e recursos no seu negócio sem abrir mão da segurança e agilidade.
Uma TI bem estruturada pode te deixar tranquilo para pensar exclusivamente no crescimento do seu empreendimento. Por isso, se você ainda se preocupa com os itens abaixo, chegou a hora de repensar sua estratégia e acionar um suporte eficiente!
Constante manifestação de vírus
Infestações de vírus recorrentes indicam que é preciso reforçar a segurança em sua estrutura. Avaliar a escolha do antivírus, as possíveis fontes do vírus e a necessidade de instalar um firewall – caso a empresa ainda não utilize – são algumas ações recomendadas.
Backups
Outra falha, bastante comum, é não providenciar, regularmente, cópias dos dados armazenados na rede da empresa. O famoso, backup.
Essa ação é uma forma de manter suas informações seguras, caso o negócio sofra alguma pane no setor de TI. Sequestro de dados, quedas de energia ou infestação de vírus, são alguns exemplos que podem danificar sua estrutura tecnológica permanentemente.
Inicialização demorada do sistema operacional
Ao ligar o computador o sistema operacional está levando muito tempo para iniciar? Isso pode indicar excesso de softwares que também estão programados para serem iniciados junto com o computador.
Drivers desatualizados
Cada componente físico do computador – os hardwares – possui um programa que auxilia no seu funcionamento. Esses softwares, são conhecidos como drivers.
Quando não são atualizados, os drivers podem deixar o computador lento ou até mesmo impedir o seu funcionamento. Por isso, é essencial que todas as atualizações sejam aplicadas. Elas trazem melhorias e correções que farão a máquina funcionar com muito mais qualidade.
Excesso de programas desnecessários
Instalou uma versão teste de um programa, que nunca mais foi utilizado? Ou uma extensão no navegador, que mais atrapalhou do que ajudou sua navegação? Talvez seja o momento de fazer uma limpa nos programas instalados no seu computador.
Programas inúteis ocupam espaço e podem prejudicar o funcionamento da máquina.
Problemas de conexão com a sua internet
Problemas de conexão são corriqueiros em qualquer lugar do mundo. Porém, em uma era onde, cada vez, mais empresas dependem da internet para funcionar, é importante contar com alguém que possa agir diretamente no foco do problema – se for uma questão interna, o suporte a resolverá. Se for externa, poderá liderar as tratativas com o provedor do serviço. Evitando que um profissional de outra área tenha que perder tempo com isso.
Falta de mão de obra qualificada
Algumas empresas acreditam que por já terem um departamento de TI, não precisam do auxílio de especialistas para assuntos específicos. No entanto, contar com profissionais capacitados é fundamental para o crescimento da área. Afinal, nem sempre é possível aumentar uma equipe de TI na proporção que existe crescimento de trabalho, não é mesmo? Nesse aspecto, uma saída é investir em capacitações específicas, assim como a contratação de serviços especializados que possam agir de forma pontual ou com suporte constante. Essa opção é muito interessante e as empresas terceirizadas que oferecem esse tipo de serviço são bem criteriosas com a capacitação técnica de seus funcionários.
Falta de um plano de investimentos
Para investir, primeiro é preciso planejar. E para a área de TI, isso não é diferente. Sem um suporte apto a oferecer um planejamento, de acordo com as necessidades do cliente, o processo de crescimento da empresa pode acabar prejudicado. Já um plano de TI alinhado ao planejamento de seus negócios permite identificar possíveis melhorias, trocas e manutenções. Investir em melhorias significa fortalecer sua área TI para que ela possa evoluir na mesma escala que sua empresa pretende crescer.
Ainda ficaram dúvidas sobre a terceirização de TI? Converse com a gente! Atuamos desde 2004 como parceira estratégica de TI em organizações de diversos portes e segmentos.