Iniciativas de negócios digitais estão forçando os provedores de serviços de infraestrutura a expandirem suas ofertas para além das tecnologias de computação de ponta, oferecendo serviços de touchpoint digital, de acordo com o Gartner.
Um touchpoint digital pode ser qualquer tipo de interação com um dispositivo, produto ou serviço digital. Por exemplo, quando alguém faz uma sessão de perguntas e respostas com um chatbot, reserva um voo on-line ou usa um rastreador de condicionamento físico.
“Criar momentos de negócios em pontos de contato digitais é a nova maneira escalável de engajar os clientes. Os provedores de serviços de infraestrutura que não conseguirem abraçar esse desenvolvimento não terão presença em pontos de contato digitais e lutarão para interagir de perto com os clientes”, explica Rene Buest, diretor de pesquisa sênior do Gartner.
A empresa prevê que, até 2021, 65% dos provedores de serviços de infraestrutura global gerarão 55% da sua receita por meio de serviços relacionados à margem que ajudem os clientes a criar momentos de negócios em pontos de contato digitais.
Uma explosão de coisas conectadas e interfaces homem-máquina imersivas está empurrando mais recursos e serviços de computação para mais perto da borda em suporte a pontos de contato digitais. Ao mesmo tempo, um número crescente de organizações está se concentrando na ponta para se envolver mais de perto com os clientes em pontos de contato digitais.
De acordo com pesquisa do Gartner, 27% das organizações já planejam explorar a computação de ponta como parte de sua estratégia de infraestrutura. Até o final de 2019, 70% dos entrevistados esperam que a computação de borda se torne relevante para seu plano de infraestrutura.
Indo além
Enquanto a nuvem fornece a base para infraestruturas ágeis como facilitadores e back-ends de tecnologia para negócios digitais, as demandas de iniciativas digitais em pontos de contato digitais são diferentes. Isso se deve aos requisitos de tomada de decisão e interação em tempo real, ao crescimento dos dados sendo produzidos, aos requisitos de autonomia e à demanda por segurança e privacidade. Como resultado, o armazenamento e os serviços de computadores precisam estar localizados fisicamente mais próximos das pessoas, o que força os serviços a serem entregues da nuvem até a borda.
Até 2022, o Gartner estima que metade das grandes organizações integrará os princípios de computação de ponta em seus projetos. Isso ocorre em parte porque, até 2022, US$ 2,5 milhões serão gastos a cada minuto na Internet das Coisas (IoT) e um milhão de novos dispositivos de IoT serão vendidos a cada hora.
“Esse enorme crescimento precisará ser apoiado por ambientes confiáveis de infraestrutura de ponta a ponta que suportem proximidade e que garantam baixa latência, alta largura de banda, autonomia e privacidade”, disse Buest. “A nuvem não é mais suficiente. Os provedores de serviços de infraestrutura devem explorar esse crescimento ampliando os serviços além da margem em suporte a pontos de contato digitais”.
Ao se concentrar na entrega de pontos de contato digitais, os provedores podem impulsionar sua cadeia de valor de entrega de serviços com componentes de infraestrutura que são rápidos e próximos de onde os usuários finais interagem com as empresas. Possíveis serviços podem incluir:
Gerenciamento de infraestrutura
Permite uma abordagem de plataforma de infraestrutura completa, do núcleo à nuvem até a borda, com o objetivo de oferecer suporte aos pontos de contato digitais dos clientes. Também inclui o requisito de controlar, categorizar e implantar a infraestrutura, aplicativos, serviços e conectividade necessários em um estilo definido por software.
Integração de infraestrutura
Garante integração de serviços de infraestrutura rígida, suave e orientada por API com infraestrutura no local, dispositivos de borda, serviços em nuvem, plataformas de middleware, dados, processos, gateways e dispositivos móveis.
Segurança de infraestrutura
Fornece os serviços e ferramentas necessários para garantir o gerenciamento de segurança holística de infraestrutura, plataformas, dispositivos, aplicativos, dados, processos e usuários.
Gerenciamento e governança de dados
Fornece gerenciamento completo do ciclo de vida dos dados gerados e coletados nos pontos de contato digitais e de borda. Aqui, uma cadeia sustentada do núcleo para a nuvem e o ponto de contato digital deve ser implementada para garantir que os dados sejam gerenciados e compatíveis em cada estágio.
Fonte: itforum365.com.br