Tanto para uma empresa tradicional quanto para um empreendimento que acabou de surgir, o termo “computação em nuvem” deve ser recorrente quando se fala sobre tecnologia e Transformação Digital. Computação em nuvem é nada mais do que um modelo de fornecimento de recursos, como servidores, aplicativos, armazenamento e dados, que são integrados e utilizados como um serviço online.
Acostumados com a compra de hardwares e softwares, que necessitam instalação e execução de datacenters locais, muitos empreendimentos ainda preferem atuar dessa forma por ter alguns receios relacionados à Nuvem, principalmente com segurança. Portanto, agora vamos esclarecer as principais dúvidas de segurança na Nuvem:
É seguro contratar a Nuvem para proteger os dados da minha empresa?
Sim. Com a Nuvem, o risco de perder informações importantes é muito pequeno, já que datacenters do mundo inteiro trabalham 24h por dia com os mais altos padrões de segurança. O Azure, a Nuvem da Microsoft, oferece vários recursos para proteger dados em trânsito e em repouso. Isso inclui criptografia de dados, arquivos, aplicativos, serviços, comunicações e unidades. Além disso, você pode criptografar informações antes de colocá-las no Azure, bem como armazenar chaves em seus datacenters locais.
O provedor de Nuvem tem acesso aos meus dados?
Não. A Microsoft emprega os princípios de “Separação de Tarefas e Privilégios Mínimos” durante as operações do Azure. O acesso a dados pela equipe de suporte do Azure requer sua permissão explícita e é concedido de forma “just-in-time”, que é registrada e auditada e então revogada após a conclusão do projeto.
Como a Nuvem lida com ataques e ameaças?
O Microsoft Azure oferece a funcionalidade de detecção avançada de ameaças internas por meio de serviços como o Azure Active Directory, Azure Operations Management Suite (OMS) e a Central de Segurança do Azure. Confira aqui todos os recursos de segurança contra detecção de ameaças que a Nuvem da Microsoft te proporciona.
Com a Nuvem, todos os funcionários podem acessar qualquer informação da empresa?
Não, quem decide o que cada pessoa vai acessar é você. O Azure ajuda a proteger informações pessoais e de negócios, permitindo que você gerencie credenciais e identidades do usuário e controle o acesso.
Esses são apenas alguns dos recursos que a Microsoft oferece para que você possa confiar totalmente na Nuvem. Além disso, o Azure cumpre uma ampla gama de normas de conformidade internacionais e específicas da indústria, como ISO 27001, HIPAA, FedRAMP, SOC 1 e SOC 2, bem como normas específicas de certos países como o IRAP da Austrália, o G-Cloud do Reino Unido e o MTCS de Cingapura. Rigorosas auditorias de terceiros, tais como as realizadas pelo British Standards Institute, confirmam a adesão do Azure aos rígidos controles de segurança exigidos por tais normas.
Quer conhecer melhor os principais conceitos do Azure de forma simples e prática? Fale com os nossos especialistas em cloud computing! Somos Gold em todas as competências de nuvem da Microsoft.
Fonte: Microsoft