Seja para começar uma carreira em TI ou para dar um novo rumo para sua área de atuação, é difícil existir um melhor momento do que este que vivemos. A tecnologia está se tornando o centro estratégico de qualquer negócio e um profissional focado está pronto para ter sucesso.
Está interessado em buscar novas ambições? Nós preparamos este artigo com algumas dicas para começar a montar a sua nova carreira. Acompanhe!
Defina metas para sua carreira em TI
Não existe resultado em uma carreira de TI sem que o profissional crie metas claras de onde quer chegar. A própria profissão de tecnologia da informação está mudando muito, saindo de sua tradicional ação de suporte para tomar o centro estratégico de negócios que pretendem despontar no mercado com inovação e qualidade de entrega.
Portanto, este é o momento perfeito para uma guinada na carreira. Busque áreas que são mais remuneradas hoje ou aquelas que mostram mais potencial para o futuro — machine learning, BYOD, IoT, DevOps e Cloud são as apostas mais certeiras. Apenas lembre-se de que essa área precisa também combinar com seu estilo de trabalho para que você consiga sucesso tanto financeiro quanto profissional.
Busque certificações na área
Os cursos online, webinars e workshops facilitaram muito a vida de um profissional que busca mais certificações além da graduação. A natureza inovadora da profissão de TI torna ainda mais necessária a busca constante por novos conhecimentos, técnicas e aplicação de tecnologia no mundo corporativo. A dica vale para a TI e para a vida: nunca pare de aprender!
Desenvolva soft skills e hard skills
Com a integração cada vez maior entre TI e outros departamentos, o profissional da área precisa desenvolver habilidades que geralmente não vêm de um material didático ou um curso técnico.
Além das suas hard skills, como suas graduações e especializações, para encarar esse novo mercado você vai precisar de soft skills, como boa comunicação, liderança, motivação, criatividade e capacidade de trabalhar em equipe.
A colaboração será uma das chaves para o sucesso no futuro. Nenhum diploma vai impulsionar o profissional em sua carreira de TI se ele não souber se posicionar dentro da empresa.
Considere atuar internacionalmente
O avanço da tecnologia abriu a possibilidade nos últimos anos para que profissionais de TI consigam trabalhar em outros países mesmo que remotamente — uma chance para incrementar seu currículo ou até fazer carreira em outro país.
Comece principalmente na busca por contatos na área. Participe de fóruns e grupos de discussão que envolvam pessoas do mundo inteiro e crie uma rede que possa ajudar você no futuro, quando sua carreira começar a decolar.
E é claro: saber outros idiomas é fundamental. No mínimo um conhecimento prático da língua inglesa é obrigação para quem quer ser um profissional de TI relevante, aqui no Brasil e lá fora.
Descubra seu perfil de atuação
Existem dois perfis mais comuns de carreira em TI que podem definir como você vai buscar suas certificações e sua área de atuação:
- a carreira em Y, quando o profissional escolhe entre seguir uma função técnica ou apostar na gestão;
- a carreira em T, quando o profissional decide seguir os dois caminhos simultaneamente.
Não há escolha certa ou errada nesse caso, apenas aquela que mais combina com o seu perfil de atuação. O importante é decidir desde o início e focar no que você precisa para atingir o objetivo traçado.
Desenvolva seu lado estratégico
Por fim, independentemente da sua especialização e do seu perfil, busque sempre desenvolver seu pensamento criativo e seu lado estratégico. Como dissemos, o setor se torna cada vez mais parte do núcleo de negócios disruptivos.
Se você pretende começar ou renovar sua carreira em TI, fazer parte da inovação e da criação de novas soluções para o público será o seu passaporte para o sucesso em muito pouco tempo.
E então, animado para começar? Outro ponto importante de uma carreira de sucesso é a busca constante por conhecimento e informação. Se você quer saber muito mais sobre sua área de atuação, venha nos seguir agora no Facebook e no LinkedIn!