Automatização da rotina de TI: conheça 3 vantagens para a sua empresa

Autor

Portnet Tecnologia

Categorias

Blog Gestão de TI Infraestrutura de TI

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.17.1″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]

No mundo corporativo há uma busca incessante por estratégias que tragam vantagens diversas para as empresas. E, claro, há sim práticas que resultam em bons benefícios, porém poucas se mostram tão eficientes quanto a automatização das rotinas de TI. 

Redução dos custos, eficiência, flexibilidade, segurança, monitoramento, entre outros: a partir de uma única estratégia é possível conseguir todas essas vantagens de forma real. Sem falar na escalabilidade, ou seja, a prática que ajuda a sua empresa a crescer de maneira uniforme e sem sustos. 

É justamente para falar sobre essa automatização das rotinas de TI e os seus benefícios que preparamos este artigo para você. Continue com a gente e confira. 

Boa leitura!                              

O que é automatização de rotinas de TI?   

À primeira vista, quando falamos de automatização de rotinas de TI, é possível que um sentimento dúbio desperte em alguns profissionais. Afinal, a definição de automatização é bem simples, porém, ao mesmo tempo, muitos podem não entender o porquê aplicá-la no setor de TI. 

“Ora, se a TI é justamente o departamento de tecnologia, como precisaria ser automatizado?”. Esse tipo de pensamento comum e equivocado pode surgir bem no início da conversa.  

No entanto, é importante frisarmos que dentro de qualquer setor de uma empresa, sem exceção, há uma quantidade grande de processos repetitivos que precisam ser entregues dia a dia.  

Além disso, mesmo atividades que já contam com participação tecnológica podem ser otimizadas ou se tornarem mais seguras a partir de uma automação completa. E como o setor de TI faz parte da sua empresa, ele não foge à regra. 

É exatamente neste ponto que entendemos o conceito de automatização das rotinas de TI e a sua necessidade, principalmente em empresas de grande e médio porte que contam com inúmeros processos durante o dia. 

A partir da estratégia de automação, a maior parte das atividades da TI passa a ser feita por um ou mais softwares de forma automática, sem que os colaboradores precisem focar boa parte do seu tempo nas execuções desses processos. 

Além disso, tudo acontece dentro de um cenário mais seguro, com backups automáticos sendo realizados e guardando informações de alta relevância do setor e, consequentemente, da sua empresa. 

Quais são as principais soluções gerenciadas para automatizar os processos de TI?  

Agora que o conceito e a importância de automatização das rotinas de TI ficaram claros, a dúvida que pode surgir é sobre quais soluções utilizar em uma estratégia que traga real valor para a sua empresa. 

Essa é uma boa pergunta, e temos excelentes respostas. Confira, abaixo, algumas soluções que valem a pena adicionar na sua estratégia. 

Servidor Gerenciado 

  • Gerenciamento de atualizações de pacotes críticos Microsoft, Java, produtos Adobe, Mozilla Firefox, Google Chrome, Apple iTunes, Apple Quicktime e muito mais; 
  • Monitoramento automatizado de desempenho avançado 24 horas por dia, sete dias por semana; 
  • Otimização do servidor em tempo real; 
  • Manutenção preventiva programada; 
  • Manutenção de aplicativos críticos. 

Estações de trabalho Gerenciadas 

  • Monitoramento/ Inventário remoto de máquinas conectadas;
  • Gerenciamento de atualizações da Microsoft e terceiros; 
  • Gerenciamento de configuração da estação de trabalho; 
  • Otimização da estação de trabalho em tempo real; 
  • Suporte proativo automatizado ao usuário final; 
  • Manutenção preventiva programada. 

Backup Gerenciado 

  • Planejamento de recuperação de desastres, inclusive com recuperação bare metal; 
  • Backup de vários dispositivos em praticamente qualquer nível; 
  • Backup e Recuperação rápida usando o mínimo de recurso; 
  • Backup e recuperação de desastres em nuvem híbrida; 
  • Manutenção da atualização do software de backup; 
  • Manutenção de tarefas de backup agendadas; 
  • Monitoramento da execução de backups. 

Como as soluções gerenciadas contribuem para a automatização da TI? 

Como você pôde perceber, as indicações de soluções para uma estratégia de automatização das rotinas de TI de sucesso são todas gerenciadas. E há uma razão simples para isso: a tecnologia gerenciada traz muito mais vantagens para a sua empresa. 

Confira, abaixo, 3 vantagens em contar com esse tipo de solução.

1. Mais segurança para a sua empresa

A segurança é um dos pontos mais fortes nas soluções gerenciadas. Isso porque os principais softwares de segurança ficam sob a responsabilidade de um único sistema, entre eles:  

  • atualizações do sistema operacional;
  • antivírus;
  • firewall.

Esse modus operandi possibilita não só mais equilíbrio na segurança, como também diminuiu a probabilidade de ataques e vazamento de informações. 

2. Redução de custo operacional

Sim, logicamente, você precisará investir na contratação das soluções gerenciadas. No entanto, a médio prazo, o ROI obtido permite que você não só recupere o valor, como também minimize os custos com manutenção, retrabalhos e desperdícios.

3. Monitoramento qualificado 

Como o próprio nome supõe, o monitoramento dentro do conceito “gerenciado” funciona de modo ininterrupto – 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Dessa forma, você tem um suporte mais qualificado e as equipes maior tranquilidade para desenvolver as atividades diárias da TI. 

Mas, por onde começar?  

Agora que você já conhece os principais pontos sobre a automatização das rotinas de TI, o passo seguinte é iniciar a implementação da estratégia. 

Para não errar e garantir todas as vantagens apresentadas até aqui, o melhor caminho é fazer uma análise primárias sobre as necessidades da sua empresa. É preciso entender os pontos de carência da sua TI, bem como os objetivos a médio prazo. 

Uma ótima dica aqui é contar com uma consultoria de TI, um serviço desenvolvido por profissionais qualificados que fazem esse levantamento para você. A consultoria define de maneira concreta quais soluções são importantes para a sua TI e quais resultados reais podem ser alcançados dentro da realidade do seu negócio. 

Conclusão  

Enfim, com tudo o que foi apresentado até aqui você já tem uma base para dar os primeiros passos em relação à automatização das rotinas de TI. Mas, tenha sempre em mente que o sucesso da estratégia está ligado diretamente à capacidade do seu fornecedor tecnológico. Por isso, preze sempre por parceiros com verdadeiro know how no setor e com um bom histórico de serviços. 

A Portnet conta com um portfólio rico e qualificado de soluções gerenciadas. Entre em contato e saiba como podemos ajudar na sua estratégia de automatização da rotina de TI. 

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *