Como otimizar custos de armazenamento sem perder eficiência da infraestrutura de TI

Autor

Portnet Tecnologia

Categorias

Blog Infraestrutura de TI

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.9.7″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.9.7″ _module_preset=”default”][et_pb_column _builder_version=”4.9.7″ _module_preset=”default” type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”4.9.7″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

Muitas empresas confiaram em uma abordagem única para o armazenamento de dados. Mais cedo ou mais tarde, essa abordagem se tornará ineficiente, cara e, em alguns casos, impraticável. 

Isso é particularmente verdadeiro se uma empresa não tiver reavaliando suas necessidades de armazenamento por algum tempo.

Os custos de armazenamento de dados continuam a aumentar como uma grande porcentagem dos orçamentos de TI para muitas empresas. 

Requisitos regulamentares, armazenamento de dados e uma explosão de e-mails e outras comunicações online contribuíram para os 64,2 zetabytes de dados criados somente em 2020, de acordo com a Statista, empresa alemã especializada em informações de mercado e consumidores. 

O problema generalizado é particularmente agudo porque esses orçamentos podem não aumentar rápido o suficiente para acompanhar as necessidades de capacidade e custos de armazenamento de dados.

Nem todos esses dados têm igual importância para sua empresa.

A maioria das empresas mantém resmas de dados porque os departamentos de negócios os solicitam, mas raramente os utilizam. Por exemplo, e-mails antigos, faturas pagas ou logs de segurança do computador podem ser necessários algum dia. 

Eles provavelmente não exigem a mesma solução de armazenamento de alto desempenho que seu cliente atual ou banco de dados de estoque.

A falha em separar os dados de alta e baixa prioridade pode causar problemas de segurança, desempenho e custos que deixam sua empresa exposta e com grandes restrições orçamentárias desnecessárias. 

Essas informações não utilizadas e armazenadas são chamadas dados obscuros, e simplesmente colocá-las no mesmo armazenamento que sua empresa usa gera vários problemas:

Custo de armazenamento

Você pode estar pagando muito por soluções de armazenamento de dados de alto desempenho para informações de arquivamento que não exigem acesso de rotina todos os dias. 

Se o departamento jurídico solicitar e-mails com cinco anos, você pode mover essas informações para outra camada de armazenamento ou para a nuvem. 

Você sempre pode acessar essas informações, mas como elas não são acessadas com frequência, você pode liberar seu armazenamento de alto desempenho.

Segurança de dados

Só porque você não está usando as informações no momento, não significa que deseja que um criminoso as explore. 

Ao analisar os dados que possui, você pode desenvolver uma política de segurança apropriada e encontrar a melhor maneira de implementá-la.

Desempenho e performance

A empresa pode manter menos dados em suas soluções de armazenamento de alto desempenho para ter certeza de aproveitar a velocidade e acessibilidade de que precisa.

Mova o que provavelmente será a maior parte de suas informações para um meio de armazenamento de dados seguro e mais barato para preservá-las até que você precise delas.

Quatro maneiras de cortar custos de armazenamento

Após priorizar seus dados, pode ser útil considerar algumas soluções que podem ajudar sua empresa a armazenar dados com mais eficiência, acessar informações importantes com mais rapidez e reduzir os custos de armazenamento:

1.   Reduza a redundância de dados

Algumas décadas atrás, reduzir a duplicação de dados era o principal objetivo do projeto de bancos de dados. Quando os preços do armazenamento começaram a cair, as empresas pararam de considerar isso uma prioridade, mas pode ser hora de reavaliar essa tendência.

2.   Consolide algum armazenamento de dados

Comprar ou alugar novos servidores com maior capacidade pode representar um investimento inicial. Ainda pode custar menos do que manter vários servidores, especialmente se essas máquinas estiverem desatualizadas.

3.   Considere diferentes tipos de armazenamento

Sua empresa usa unidades de disco de estado sólido para desempenho ou unidades de disco rígido para acessibilidade? 

Você também pode considerar drives flash para reduzir custos e ainda desfrutar de um desempenho decente. Você não precisa usar a mesma solução para todos os dados da sua empresa. Além disso, o armazenamento em nuvem pode oferecer uma solução econômica que se expande automaticamente quando você precisa.

4.   Negocie os custos de armazenamento

Se você deseja que sua empresa de armazenamento ou fornecedor de servidor ofereça um preço melhor, pergunte e principalmente, negocie. Encontre o melhor negócio antes de iniciar o processo de migração de dados.

O objetivo é encontrar soluções de armazenamento de dados seguras, eficientes e econômicas

Sabemos que as empresas podem desfrutar de armazenamento mais seguro e eficiente a um custo menor se arquivarem informações menos importantes e reservarem armazenamento primário para dados de alta prioridade. 

Comece a desfrutar de custos de armazenamento mais baixos, com segurança e desempenho aprimorados. 

O primeiro passo é entrar em contato com a Pornet e realizar uma avaliação de dados para ajudá-lo a realmente entender suas necessidades de armazenamento de dados e informações. O restante deixa conosco. 

Clique aqui e entre em contato!

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *