Em um cenário de consolidação de modelos flexíveis de computação, big data e tecnologias móveis, cada vez mais companhias deixam a estratégica área de TI sob responsabilidade de empresas de outsourcing. Elas fornecem sistemas com alta disponibilidade aos usuários corporativos: da impressão em larga escala de documentos à manutenção de máquinas dos escritórios, da integração e implantação de sistemas à gerência de aplicações. São inúmeras as rotinas de diferentes negócios impulsionadas pelo avanço da terceirização da TI.
O aumento de soluções de tecnologia ajustáveis às necessidades de cada empresa é um dos motores dessa transformação. A nova flexibilidade da TI otimiza os investimentos em tecnologia além de possibilitar o aumento de produtividade, a melhoria de processos e a redução de desperdícios. Mas a principal vantagem, apontam especialistas, é a possibilidade de dar à inovação um papel central na empresa. Ao terceirizarem o ambiente de TI, as instituições ficam livres da complexidade operacional para se concentrar no que sabem. Ou seja, a terceirização pode ser uma grande aliada das ideias transformadoras, liberando a equipe de TI para ser parte importante do negócio e não somente cuidar da infraestrutura.
Pietro Delai, gerente de pesquisa e consultoria da IDC Brasil, acredita que o alinhamento entre TI e o negócio é fundamental e protagoniza as atenções de gerentes e Chiefs Information Officer (CIOs). “O que rege, hoje, o mercado é a velocidade. Se uma empresa tem uma ideia de um novo produto e não o coloca imediatamente no mercado, um concorrente vai fazê-lo. O CIO precisa, cada vez mais, estar não só alinhado, mas também à frente do negócio, criando novas oportunidades com o uso da tecnologia. O idioma tem que mudar do ‘tequiniquês’ para o ‘inovês’”, aponta o especialista.
Essa mudança no papel da TI, menos focada na manutenção e mais voltada à inovação, pode ser constatada pelo avanço da nuvem. O outsourcing de cloud coloca computadores de ponta à disposição das corporações, com a facilidade determinante da contratação sob demanda (a companhia só paga pela capacidade utilizada), o que favorece a agilidade estratégica.
Ainda que a computação em nuvem seja a face mais conhecida, a lista de soluções de outsourcing é longa e abrange, também, infraestrutura básica, serviços gerenciados, help desk, service desk, segurança, consultoria de integração de sistemas e desenvolvimento de aplicações, entre outros.
Fonte: exame.abril.com.br